Energia das Ondas

Caderno Temático 1

O Projeto GEO e seu primeiro caderno temático

Este é o primeiro de uma série de cadernos temáticos que apresentam um panorama do Projeto de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) Gerador de Energia Ondomotriz (ProjetoGEO). gerando energia elétrica a partir das ondas do oceano. O projeto, executado no âmbito do Programa de P&D da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), tem como objetivo principal o desenvolvimento de uma prova de conceito (um modelo prático) para um sistema de geração de energia a partir do movimento das ondas.

A relevância do projeto está associada ao potencial de geração de energia a partir das ondas no Brasil, cuja costa tem 7.491 km de extensão e potencial energético da ordem de, aproximadamente, 80 GW de potência, que na atualidade, encontra-se praticamente inexplorado. As fontes renováveis, como a energia solar e a eólica, deixaram de ser uma alternativa emergente e se tornaram reais na diversificação da matriz elétrica. Da mesma forma, atualmente, a energia das ondas emerge como uma fonte alternativa.

Há em muitos países do mundo, várias iniciativas e contribuições técnicas sendo realizadas, as quais, no futuro podem ser viáveis para a geração comercial de energia.

O desenvolvimento de tecnologias como essa busca o bem-estar social, no sentido de criar soluções coerentes, atuais e inovadoras. Essa é uma das formas de propiciar uma matriz energética mais robusta, confiável e inteligente. O presente material se propõe a contextualizar o projeto GEO, passando pelas fases de revisão bibliográfica, desenvolvimento e constatações.

Ótima leitura!

Clique aqui para fazer o download do Caderno Temático 1